08/09/2016

Cidade de Piraquara

Bem vindo(a) a cidade de Piraquara

cidade de piraquara

Piraquara, do vocábulo indígena, Pira = peixe e Coara = buraco, cova, foi fundada oficialmente em 28 de janeiro 1890 sob o nome de Deodoro, passando a ser definitivamente Piraquara em 1929.

Seu desenvolvimento, principalmente nas áreas da agricultura e da pecuária, começou com a chegada dos imigrantes europeus. Em sua maior parte imigrantes italianos que chegaram em aproximadamente 350 pessoas em 1878 vindos da região de Trento, na Itália, e fundaram a Colônia Santa Maria, atual Nova Tirol.

A cidade de Piraquara teve o primeiro sistema de captação e distribuição de água do Paraná, o Reservatório Carvalho, fundado em 1908. Algo surpreendente para a época, já que o sistema captava água de 17 fontes, nascentes do Rio Iguaçu, armazenava e levava a água para o centro histórica de Curitiba somente utilizando a gravidade, sem nenhum uso de energia elétrica.

Dados da cidade

Piraquara tem, segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 106 mil habitantes distribuídos em 227,042 km² de território. Distribuída relativamente em partes iguais nas áreas urbana e rural.

A cidade de Piraquara faz divisas com os municípios de Pinhais, Quatro Barras, Morretes e São José dos Pinhais.

Está localizada a 22,52 km de Curitiba, capital do Paraná, a uma altitude de 905 metros.

A temperatura média da região está entre 12 a 20º.

Descontos no Viver em Piraquara

Piraquara hoje

Hoje Piraquara é conhecida pelo povo hospitaleiro, festas tradicionais e pelo turismo com suas belezas naturais e seus mananciais. Abriga as barragens Piraquara I e II e é responsável pelo abastecimento de água de metade da cidade de Curitiba.

Área de proteção ambiental permanente, o que restringe as operações de industrias, Piraquara tem sua economia baseada nos setores de turismo ecológico, agroturismo com produtores artesanais, o comércio e serviços locais.

Setores de muito potencial de crescimento. Já que Piraquara está em constante desenvolvimento e atrai cada dia mais pessoas interessadas na cidade. Com isso deixa de ser conhecida apenas pelo complexo penitenciário ou como cidade-dormitório.

O futuro da cidade e região

O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de Piraquara vem aumentando seguindo o crescimento do estado e da Região Metropolitana de Curitiba, que tem o terceiro maior IDHM do Brasil.

Uma cidade em desenvolvimento e que ainda tem potencial enorme de crescimento sustentável.

Segundo o IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) a RMC será uma das regiões que mais crescerá no país.

São apenas projeções, porém, trazem novos desafios, possibilidades e oportunidades para nós.

Acreditar em nosso município é o primeiro passo.

Valorizar as tradições e acreditar no novo é fundamental.

Cuidar de nossas belezas naturais e culturais trazem benefícios práticos e imediatos.

Investir em nossa cidade prestigiando nossos produtores, artesãos, comerciantes e prestadores de serviços faz nossa economia mais forte.

É isso que fazemos e desejamos com o Viver em Piraquara.

Desenvolver nosso convívio de maneira sustentável e harmoniosa.

Participe, prestigie e divulgue Piraquara!

fontes de pesquisa:

IPARDES

IBGE


Faça seu Anúncio Grátis no Viver em Piraquara!

Anúncio Grátis em Piraquara

Ganhe Descontos e Promoções!

Descontos no Viver em Piraquara

Qualquer dúvida entre em Contato conosco.

Voltar para Página Inicial

SiteLock