12/03/2018

Reservatório do Carvalho em Piraquara

Reservatório do Carvalho em Piraquara

Piraquara é uma cidade localizada em uma região de preservação ambiental.

Aqui, temos o privilégio de viver em uma cidade cercada por montanhas, a linda Serra do Mar e respirar um ar purinho, direto da nossa Mata Atlântica.

E Piraquara possui muitos atrativos turísticos relacionados com a natureza, afinal, somos área de mananciais, e temos orgulho de morar em uma cidade manancial!

Mas, por que mananciais?

Porque aqui temos água, muitas águas superficiais e subterrâneas, que são utilizadas para o abastecimento público. Temos rios, lagos, riachos, represas e lençóis freáticos com água doce, potável e pura.

Que privilégio morar em Piraquara!

E foi no século XIX, que construíram um enorme reservatório para abastecer a cidade de Curitiba.

Em 1908 esse reservatório foi inaugurado, com a força da gravidade para transportar a água que estava no início da Serra do Mar até o centro da cidade de Curitiba, no Alto São Francisco.

Tanta água assim, era captada pelas 17 nascentes de água da serra do mar, que através de 40 km de tubulação despejavam essa imensidão de água para dentro do reservatório do Carvalho em Piraquara.

O reservatório do Carvalho em Piraquara abasteceu Curitiba até o ano de 1940, e hoje, é um incrível lugar para passeio e visitação, localizado no início da Serra do Mar, no Parque Estadual Pico do Marumbi.

Claro que um lugar lindo como esse não poderia ficar sem cuidados e preservação, e hoje isso é feito pela Prefeitura de Piraquara, pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR).

O passeio é maravilhoso, lá você vai conhecer de perto essa construção enorme, a barragem, os encanamentos e como era feito esse sistema de captação e distribuição de água.

Reservatório do Carvalho

Outras atrações

Existem também muitas trilhas no local, como a Trilha do Salto ( percurso de 1 km), a Trilha da Estrada do Carvalho ( 2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). Também tem o Santuário São Francisco, que é o ponto alto de todo esse passeio! Todo esse passeio, tem uma caminhada de uma hora, entre ida, e volta.

Uffa, depois de tantas informações, chegou a hora de checar o calendário abaixo com as datas de visitação, calçar aquele tênis confortável, vestir aquela roupa larga e botar na mochila os itens básicos para a sua aventura: água, protetor solar, boné,repelente e claro, aquela incrível vontade de tirar muitas fotos!

Não esqueça de levar sacolinha para jogar o seu lixo e trazê-lo de volta, afinal ninguém vai deixar para trás nada além de lindas lembranças e gratidão a Deus por este maravilhoso espetáculo da natureza.

E então, bora passear?

Envie para nós o que achou deste roteiro turístico, que teremos o maior prazer em postar aqui as suas impressões.

Confira a programação para o ano de 2018

Calendário 2018 Mananciais da Serra em Piraquara


Ganhe Descontos e Promoções!

Descontos no Viver em Piraquara


Voltar para O Que Fazer em Piraquara

SiteLock